sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Agricultura Familiar x Merenda Escolar




A Secretaria da Educação de Sítio do Quinto, está conseguindo inserir aos poucos alguns produtos da agricultura familiar no cardápio da alimentação escolar. Com um grande esforço da Secretária da Educação (Simone), da nutricionista (Jandi) e da supervisora da merenda (Edenildes), que não mediram esforços para que se tornasse possível a aquisição dos produtos de agricultores. Uma série de reuniões foram feitas com a presença de pequenos, muito pequenos grupos de agricultores do município, foi solicitada a ajuda também do Departamento de Agricultura e da EBDA. O intuito das reuniões era de incentivar a produção de uma diversidade de produtos. A agricultura mais desenvolvida no município é o cultivo do milho e do feijão, mas sabemos que temos terras propícias para verduras, frutas, legumes, e outros...embora temos também dificuldades com água para irrigação, mas temos várias localidades que possuem poço artesiano, onde é favorável ao plantio e irrigação. Realizou-se a chamada pública, e os agricultores não compareceram, vários anúncios foram feitos em carro de som, sem muito sucesso. Mas obtivemos sucesso com as reuniões, e com as visitas nas propriedades dos agricultores.


Um agricultou prestou um depoimento interessante em uma das reuniões, o senhor Liberato, que disse que já plantou bastante maracujá há algum tempo e muitas vezes jogava fora por não encontrar a quem vender, e agora este mesmo agricultor estava com uma plantação de macaxeira em média de 200 kg, a Prefeitura já comprou toda a demanda que ele tinha disponível. Outro depoimento interessante também é o do senhor Jorge, criador de galinhas, segundo ele já ia desistir de criar, pois trazia ovos para vender na feira no domingo e tinha muitas dificuldades para encontrar clientes, no momento já está fornecendo ovos para a merenda escolar, ficou muito entusiasmado com as vendas.


De acordo com a Lei 11.947/2009, 30% dos recursos recebidos para a alimentação escolar, deverão ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, não sabemos se será possível atingir esse percentual, a dificuldade para conseguir produtos é enorme, até o momento já foi inserido no cardápio: feijão, farinha, macaxeira, ovos, tapioca e mel.