segunda-feira, 28 de junho de 2010

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO PRESENCIAL DO PRADIME


Nos dias 21 e 22 a Secretária da Educação participou em Aracaju da aula presencial do curso do PRADIME - Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, parceria do Ministério da Educação com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), foi criado com o objetivo de fortalecer e apoiar os dirigentes da educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. O intuito do programa é contribuir para o avanço em relação às metas e aos compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O PRADIME desenvolve dois tipos principais de atividade: encontros presenciais e curso a distância. A primeira propicia a participação dos dirigentes municipais em encontros com representantes do MEC, do MEC/FNDE e da UNDIME, dentre outros, onde são discutidos diversos programas e temas relacionados à política educacional. Neles são realizadas palestras, oficinas e também apresentações de exemplos bem sucedidos de gestão da educação municipal.A segunda iniciativa, o curso a distância, é um espaço de aperfeiçoamento e formação dos dirigentes municipais de educação em nível de extensão. O curso aborda as diversas temáticas que estão sob sua responsabilidade, abrangendo o planejamento e a avaliação do sistema educacional, o financiamento e a gestão orçamentária, a infraestrutura física e a logística de suprimentos bem como a gestão de pessoas, considerando o ambiente de governança democrática. Neste espaço virtual de aprendizagem, além do curso propriamente dito, o aluno ainda encontrará um espaço propício para o intercâmbio de idéias e experiências, contando com o apoio e orientação de professores consultores.

A Universidade Federal da Bahia - UFBA está responsável pela oferta dos cursos na Bahia, Alagoas e Sergipe.



SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZOU TESTE DE ACEITABILIDADE DE PRODUTOS PARA COMPOR O CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR

No dia 10 de junho uma comissão composta por: nutricionista, secretária da educação, supervisora da merenda escolar, merendeira e presidente do Conselho de Alimentação Escolar avaliaram os produtos apresenatdos pelas empresas que participaram da Toma de Preço n° 003/2010 publicada pela Prefeitura Municipal. Sendo que uma das exigências do edital foi a apresentação dos produtos antes da abertura das propostas de preços, onde estes seriam avaliados.
O teste foi realizado com o objetivo de oferecer merenda escolar de qualidade aos alunos da Rede Pública Municipal, pois sabemos que ao se fazer uma tomada de preço para aquisição de alimentos corremos o risco das empresas apresentarem produtos de péssima qualidade para poder oferecer com o preço mais baixo. A preocupação da administração é de atender bem a clientela de alunos.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR É ELABORADO POR NUTRICIONISTA

Os cardápios oferecidos nas escolas são definidos levando em consideração o hábito alimentar dos alunos matriculados, a oferta de alimentos disponíveis na região, o valor nutricional, custo, as dificuldades no transporte, no armazenamento, no preparo, e são elaborados de modo a oferecer uma refeição, que supra, pelo menos, 20% das necessidades diárias dos alunos. O cardápio é programado em cima do per capita, assim pode-se definir quantitativos de alimentos que serão adquiridos.
No primeiro semestre do ano letivo de 2010, foi incluído no cardápio da merenda escolar vários tipos de novas preparações. Dentre essas preparações, podemos citar: moqueca de ovo, cuscuz de tapioca, feijão tropeiro, risoto de calabresa com charque, macarrão a bolonhesa de soja, cachorro quente ao molho de soja, pão de queijo, iogurte, entre outros. A maior preocupação dessas novas inclusões foi somente no que se refere às preparações com soja, pois é um tipo de alimento que já fez parte do cardápio em anos anteriores, havendo recusa por parte dos alunos. Sabendo disso, tivemos a preocupação em estar treinando as merendeiras para a preparação das mesmas, e assim, melhor aceitação por parte dos alunos.
Observou-se que algumas preparações não atingiram as perspectivas, como foi o caso do mingau de aveia, ensejando na maioria das vezes pela recusa dos alunos, o que será objeto de avaliação e possível substituição por outro tipo de alimento, a fim de evitar desperdício e conseqüentemente melhorar o interesse da comunidade estudantil. Os produtos DESAPROVADOS não participarão da próxima licitação de compra de alimentos a serem adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação. Esta medida foi adotada visando melhorar a qualidade dos alimentos servidos aos alunos das escolas do ensino fundamental e infantil do município.
Devo ressaltar que os produtos adquiridos para a alimentação escolar, prevêem a garantia de condições higiênico-sanitárias adequadas durante o transporte, estocagem, preparações e manuseio, até o seu consumo pelas crianças e adolescentes.

Jandivan Menezes Almeida
Nutricionista

terça-feira, 8 de junho de 2010

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGA BAÚS DE LEITURA


Na última sexta-feira (dia 04), a Secretaria da Educação entregou cinco baús de leitura para as Escolas do Município. O evento aconteceu na praça de eventos da cidade, o Prefeito Cleigivaldo e a Secretária da Educação Simone, estavam presentes realizando as entregas. Contamos também com a presença da vereadora Luciene e da nutricionista do município Jandivan.
Despertar educadores, crianças e comunidades para leitura lúdica, criativa e contextualizada é o grande desafio do projeto Baú de Leitura, uma das mais bem-sucedidas experiências do MOC e do Unicef dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com a SETRAS (Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social), prefeituras municipais e sociedade civil. O objetivo é contribuir para ampliar a qualidade da escola do campo, através do processo de formação de educadores para desenvolver, no espaço escolar - da Jornada Ampliada e/ou na Jornada Regular - atividades de leitura de forma prazerosa e crítica com as crianças, mediando a reflexão das crianças sobre sua realidade e de sua comunidade a partir das histórias lidas efetivando a relação texto e leitura de mundo. No projeto a leitura é um instrumento de construção da cidadania.O projeto consiste na circulação de um baú feito de sisal, símbolo da região, repleto de livros de histórias infanto-juvenis e materiais didáticos de apoio para o trabalho do educador. A leitura dos livros possibilita que professores e crianças desenvolvam a reflexão e o aprofundamento dos temas orientadores (identidade cultural e cultura local, relação com o meio ambiente e relações entre família, comunidade e sociedade). Monitores, professores, alunos e comunidade fortalecem, através da leitura, a própria identidade, conhecem melhor a história da região e do mundo em que vivem e se expressam posteriormente em textos, poesias, paródias, contações de histórias, apresentações teatrais sobre os resultados do processo de leitura e participam de outros espaços sociais na comunidade e municípios como conselhos, associações, sindicatos, exercitando assim a cidadania. Os baús são itinerantes passando um período numa determina localidade e depois sendo trocados por outro, com acervo diferente, assim as crianças passam a ter acesso a novas experiências literárias.
Uma equipe contendo doze profissionais da Educação participaram de uma formação em Feira de Santana durante dois dias, receberam orientações de como trabalhar com o Baú de Leitura. Esta equipe será multiplicadora, fará um treinamento com os demais professores do município da Educação Infantil e do Fundamental I.








ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM DRAMATIZAÇÕES DAS HISTÓRIAS ENCONTRADAS NOS BAÚS DE LEITURA


Com o intuito de mostrar a comunidade e aos alunos alguns livros do baú de leitura, as equipes das Escolas (Diretores e Vice, Coordenadores, Professores, Secretários, e pessoal de apoio), realizaram um desfile nas ruas da cidade e encerraram com belíssimas dramatizações das histórias na Praça de Eventos. Cada escola da sede e Polo Educacional da zona rural apresentaram a história de um livro. As apresentações foram perfeitas, todos bem caracterizados, as crianças gostaram muito, assistiram até o fim. A última apresentação foi realizada pela equipe da Secretaria da educação, coordenada pelo Diretor do departamento Pedagógico José Moisés.

PARABÉNS A TODA A EQUIPE DAS ESCOLAS E DA SECRETARIA. VOCÊS SÃO ÓTIMOS.


Por: Simone Dantas.


O VELHO, O MENINO E O BURRO
POLO EDUCACIONAL DO RASINHO




O MUNDINHO
POLO EDUCACIONAL DO TINGUI




CAVALO ENCANTADO
POLO EDUCACIONAL DA CASCALHEIRA





REVOLUÇÃO NO FORMIGUEIRO
POLO EDUCACIONAL DA LAGOA DO LIMOEIRO




MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
COLÉGIO MUNICIPAL SANTO ANTONIO





A RAINHA DO CANGAÇO
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JOSÉ DO NASCIMENTO



ASA BRANCA

CRECHE MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO



POR QUE PROTEGER A NATUREZA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO