terça-feira, 8 de junho de 2010

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGA BAÚS DE LEITURA


Na última sexta-feira (dia 04), a Secretaria da Educação entregou cinco baús de leitura para as Escolas do Município. O evento aconteceu na praça de eventos da cidade, o Prefeito Cleigivaldo e a Secretária da Educação Simone, estavam presentes realizando as entregas. Contamos também com a presença da vereadora Luciene e da nutricionista do município Jandivan.
Despertar educadores, crianças e comunidades para leitura lúdica, criativa e contextualizada é o grande desafio do projeto Baú de Leitura, uma das mais bem-sucedidas experiências do MOC e do Unicef dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com a SETRAS (Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social), prefeituras municipais e sociedade civil. O objetivo é contribuir para ampliar a qualidade da escola do campo, através do processo de formação de educadores para desenvolver, no espaço escolar - da Jornada Ampliada e/ou na Jornada Regular - atividades de leitura de forma prazerosa e crítica com as crianças, mediando a reflexão das crianças sobre sua realidade e de sua comunidade a partir das histórias lidas efetivando a relação texto e leitura de mundo. No projeto a leitura é um instrumento de construção da cidadania.O projeto consiste na circulação de um baú feito de sisal, símbolo da região, repleto de livros de histórias infanto-juvenis e materiais didáticos de apoio para o trabalho do educador. A leitura dos livros possibilita que professores e crianças desenvolvam a reflexão e o aprofundamento dos temas orientadores (identidade cultural e cultura local, relação com o meio ambiente e relações entre família, comunidade e sociedade). Monitores, professores, alunos e comunidade fortalecem, através da leitura, a própria identidade, conhecem melhor a história da região e do mundo em que vivem e se expressam posteriormente em textos, poesias, paródias, contações de histórias, apresentações teatrais sobre os resultados do processo de leitura e participam de outros espaços sociais na comunidade e municípios como conselhos, associações, sindicatos, exercitando assim a cidadania. Os baús são itinerantes passando um período numa determina localidade e depois sendo trocados por outro, com acervo diferente, assim as crianças passam a ter acesso a novas experiências literárias.
Uma equipe contendo doze profissionais da Educação participaram de uma formação em Feira de Santana durante dois dias, receberam orientações de como trabalhar com o Baú de Leitura. Esta equipe será multiplicadora, fará um treinamento com os demais professores do município da Educação Infantil e do Fundamental I.








ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM DRAMATIZAÇÕES DAS HISTÓRIAS ENCONTRADAS NOS BAÚS DE LEITURA


Com o intuito de mostrar a comunidade e aos alunos alguns livros do baú de leitura, as equipes das Escolas (Diretores e Vice, Coordenadores, Professores, Secretários, e pessoal de apoio), realizaram um desfile nas ruas da cidade e encerraram com belíssimas dramatizações das histórias na Praça de Eventos. Cada escola da sede e Polo Educacional da zona rural apresentaram a história de um livro. As apresentações foram perfeitas, todos bem caracterizados, as crianças gostaram muito, assistiram até o fim. A última apresentação foi realizada pela equipe da Secretaria da educação, coordenada pelo Diretor do departamento Pedagógico José Moisés.

PARABÉNS A TODA A EQUIPE DAS ESCOLAS E DA SECRETARIA. VOCÊS SÃO ÓTIMOS.


Por: Simone Dantas.


O VELHO, O MENINO E O BURRO
POLO EDUCACIONAL DO RASINHO




O MUNDINHO
POLO EDUCACIONAL DO TINGUI




CAVALO ENCANTADO
POLO EDUCACIONAL DA CASCALHEIRA





REVOLUÇÃO NO FORMIGUEIRO
POLO EDUCACIONAL DA LAGOA DO LIMOEIRO




MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
COLÉGIO MUNICIPAL SANTO ANTONIO





A RAINHA DO CANGAÇO
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JOSÉ DO NASCIMENTO



ASA BRANCA

CRECHE MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO



POR QUE PROTEGER A NATUREZA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO