Na última sexta-feira (dia 04), a Secretaria da Educação entregou cinco baús de leitura para as Escolas do Município. O evento aconteceu na praça de eventos da cidade, o Prefeito Cleigivaldo e a Secretária da Educação Simone, estavam presentes realizando as entregas. Contamos também com a presença da vereadora Luciene e da nutricionista do município Jandivan.
Despertar educadores, crianças e comunidades para leitura lúdica, criativa e contextualizada é o grande desafio do projeto Baú de Leitura, uma das mais bem-sucedidas experiências do MOC e do Unicef dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com a SETRAS (Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social), prefeituras municipais e sociedade civil. O objetivo é contribuir para ampliar a qualidade da escola do campo, através do processo de formação de educadores para desenvolver, no espaço escolar - da Jornada Ampliada e/ou na Jornada Regular - atividades de leitura de forma prazerosa e crítica com as crianças, mediando a reflexão das crianças sobre sua realidade e de sua comunidade a partir das histórias lidas efetivando a relação texto e leitura de mundo. No projeto a leitura é um instrumento de construção da cidadania.O projeto consiste na circulação de um baú feito de sisal, símbolo da região, repleto de livros de histórias infanto-juvenis e materiais didáticos de apoio para o trabalho do educador. A leitura dos livros possibilita que professores e crianças desenvolvam a reflexão e o aprofundamento dos temas orientadores (identidade cultural e cultura local, relação com o meio ambiente e relações entre família, comunidade e sociedade). Monitores, professores, alunos e comunidade fortalecem, através da leitura, a própria identidade, conhecem melhor a história da região e do mundo em que vivem e se expressam posteriormente em textos, poesias, paródias, contações de histórias, apresentações teatrais sobre os resultados do processo de leitura e participam de outros espaços sociais na comunidade e municípios como conselhos, associações, sindicatos, exercitando assim a cidadania. Os baús são itinerantes passando um período numa determina localidade e depois sendo trocados por outro, com acervo diferente, assim as crianças passam a ter acesso a novas experiências literárias.
Uma equipe contendo doze profissionais da Educação participaram de uma formação em Feira de Santana durante dois dias, receberam orientações de como trabalhar com o Baú de Leitura. Esta equipe será multiplicadora, fará um treinamento com os demais professores do município da Educação Infantil e do Fundamental I.
ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM DRAMATIZAÇÕES DAS HISTÓRIAS ENCONTRADAS NOS BAÚS DE LEITURA
Com o intuito de mostrar a comunidade e aos alunos alguns livros do baú de leitura, as equipes das Escolas (Diretores e Vice, Coordenadores, Professores, Secretários, e pessoal de apoio), realizaram um desfile nas ruas da cidade e encerraram com belíssimas dramatizações das histórias na Praça de Eventos. Cada escola da sede e Polo Educacional da zona rural apresentaram a história de um livro. As apresentações foram perfeitas, todos bem caracterizados, as crianças gostaram muito, assistiram até o fim. A última apresentação foi realizada pela equipe da Secretaria da educação, coordenada pelo Diretor do departamento Pedagógico José Moisés.
PARABÉNS A TODA A EQUIPE DAS ESCOLAS E DA SECRETARIA. VOCÊS SÃO ÓTIMOS.
Por: Simone Dantas.
O VELHO, O MENINO E O BURRO
POLO EDUCACIONAL DO RASINHO
O MUNDINHO
POLO EDUCACIONAL DO TINGUI
CAVALO ENCANTADO
POLO EDUCACIONAL DA CASCALHEIRA
POLO EDUCACIONAL DA CASCALHEIRA
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
COLÉGIO MUNICIPAL SANTO ANTONIO
ASA BRANCA
CRECHE MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO
POR QUE PROTEGER A NATUREZA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO