terça-feira, 21 de setembro de 2010

“Pirâmide Alimentar” foi tema do projeto Alimentação Saudável nas Escolas em Sítio do Quinto

(Hora do lanche)
Nos dias 14 e 15 de setembro os estudantes da 7ª série do Colégio Municipal Santo Antonio receberam a visita da nutricionista Jandivan Menezes, que abordou o tema “Alimentação Saudável”, dentro do Projeto Alimentação saudável nas Escolas. Através de palestras, foram destacados a ”Pirâmide Alimentar” e seus respectivos grupos, as carências alimentares, os alimentos industrializados, a obesidade na infância e na adolescência, desnutrição e anemia por deficiência de ferro. Foi ressaltada a importância da Pirâmide Alimentar, pois segundo os ensinamentos da mesma, dificilmente iremos desenvolver alguma patologia associada a sua falta ou ao excesso da ingestão alimentar. Além da explanação, as crianças puderam, através de atividade lúdica, montar e visualizar todos os grupos alimentares da pirâmide. “Destacamos também o limite da ingestão de alimentos industrializados, assim como aprender a saborear os alimentos e procurar substituir sempre pelos mais saudáveis”, acrescenta a nutricionista. Após a palestra foi servido um lanche saudável aos alunos. Cachorro quente com um recheio de verduras e proteína de soja, os temperos (coentro e cebolinha) foram colhidos na horta da escola. Ficou uma delícia.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A BELEZA DA HORTA ESCOLAR

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação. A implantação da horta nas escolas, além de contribuir diretamente para a merenda escolar, proporciona a aquisição de bons hábitos alimentares, estímulo ao consumo de hortaliças e frutas, bem como resgate de hábitos regionais e locais.

O Colégio Municipal Santo Antonio foi o primeiro do município a ser beneficiado com este projeto tendo o total apoio da Secretária de Educação Simone Dantas.

O projeto Horta Escolar visa também, proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
As hortaliças colhidas são servidas como parte da merenda escolar, reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes. A Escola apostou neste projeto por acreditar que a adoção de hábitos saudáveis irá favorecer o bom desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO E NUTRICIONISTA VISITA ESCOLAS




Na tarde do dia 16, a Secretária da Educação e a Nutricionista visitam escolas da zona rural, com o intuito de acompanhar de perto o trabalho realizado nas unidades escolares e a situação do preparo das merendas. Com a visita é possível ouvir os alunos e saber da satisfação com relação ao cardápio da merenda, e melhorar a qualidade do atendimento no que for preciso.

Nesta mesma tarde, visitaram também um agricultor da comunidade Queimada de Dentro, o qual possui uma plantação de bananas. O propósito da visita foi de incentivá-lo a participar dos editais de chamada pública da agricultura familiar para o fornecimento de produtos saudáveis para a alimentação escolar.

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


Escolas da rede municipal estão recebendo kits para a implantação de salas de recursos multifuncionais, um programa do Governo Federal que visa atender alunos portadores de necessidades especiais. A Secretária da Educação fez a entrega de notbooks, um dos instrumentos que compõe as salas. As escolas beneficiadas foram: Municipal do Tingui, Professor Roberto Santos, Teresinha Melo de Carvalho e Padre Palmeira.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

3ª Visita Ténica do PAR


Nos dias 25 e 26 de agosto, o Ténico Regional do PAR (Plano de Ações Articuladas), Mário Moura, realizou a sua 3ª visita técnica em Sítio do Quinto. Houve reuniões com o Comitê Local, com a participação da Secretária da Educação, diretores e coordenadores de escolas. Durante o encontro foi possível fazer uma análise das subações que já foram concluídas, em andamento ou não iniciadas. Assim como também propiciou a discussão a respeito das subações de responsabilidade do município.

O técnico, juntamente com o comitê local, visitou uma escola na sede e fez um levantamento sobre atuação na instituição dos programas considerados prioritários pelo MEC: PDE, Proinfo e Sala de Recursos Multifuncionais.