terça-feira, 5 de outubro de 2010

Curso Introdução à Educação Digital

O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado em 2010 ofertou para municípios da Bahia e de Pernambuco o curso Introdução à Educação Digital (40h) que tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Dentre os municípios ofertados está Sítio do Quinto que nos meses de julho a setembro de 2010 atendeu a primeira turma com 80 profissionais da educação, sendo que 37 cursistas no Povoado Tingui pelo formador João Batista e 43 na sede deste município pela formadora Mery Silva . E nos meses de outubro e novembro será atendida a segunda turma (inscrições abertas – procurar os formadores).
O curso é organizado em unidades de estudo e prática, as atividades de aprendizagem buscam integração entre atividades de aprendizado de conceitos sobre a tecnologia, de operação das ferramentas, de reflexão pedagógica e de significação pessoal. E as unidades e atividades do curso foram definidas em integração com as etapas de realização de um projeto de aprendizagem que é elaborado em grupo e apresentado no encontro final.
São oito Unidades de Estudo e Prática:
— Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola.
— Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.
— Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
— Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos.
— Unidade 5: Cooperação (ou interação?) na rede.
— Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
— Unidade 7: Apresentações de slides digitais na escola.
— Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica
E Para fins de avaliação visando à certificação serão considerados: a frequência de no mínimo sete encontros, o desempenho e a participação nas atividades. Nessa primeira turma todos foram aprovados e certificado no Encontro Final que ocorreu no dia 25 de setembro de 2010.

Encontro do curso

Enconto do curso

Encontro final

Entrega de certificados

Entrega de certificados