quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR







A Secretaria da Educação proporcionou uma festa para os professores em comemoração ao dia do professor. Com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou-se o 1° Arrastão dos Professores, estes receberam camisas de presente, as quais usaram para brincar durante o bloco. A animação percorreu pelas ruas da cidade, os foliões dançaram atrás do trio elétrico animados pelo cantor Nildo é o Show e banda.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O dia da criança em Sítio do Quinto foi comemorado com festa e diversão






Dia 12 de outubro comemora-se o dia da criança. A Secretaria da Educação com o apoio da Prefeitura Municipal realizou uma festa para homenagear as crianças e proporcionar diversão para os alunos das escolas da rede municipal. Esta foi a segunda edição do bloco das crianças, contou com a participação dos pais, professores e autoridades municipais. Um minitrio animou a criançada com um show musical realizado pelo cantor Nildo é o Show e banda, a maioria dos professores estavam usando fantasias que caracterizavam diversos personagens de literatura infantil, desenho animado e outras. Os alunos da creche também participaram desfilando de trenzinho pelas ruas. Após o bloco, várias crianças realizaram um passeio de trenzinho desfilando pelas ruas. O prefeito do município participou durante todo o percurso.

Primeiro encontro presencial do progestão em Sítio do Quinto




No dia 07 de outubro iniciou o curso do progestão com o primeiro encontro presencial, no qual estava presente a multiplicadora Ana da DIREC 10 de Paulo Afonso.

O QUE É O PROGESTÃO?

O Progestão é um programa de formação continuada, organizado na modalidade EAD, para atender em serviço, gestores das escolas públicas do país.

Este programa é uma promoção do CONSED e de um grupo de secretarias da educação, com o apoio e cooperação da UNED, Fundação Roberto Marinho e da Fundação Ford.

QUAL O OBJETIVO GERAL?

Formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um novo projeto de gestão democrática da escola pública, focada no sucesso escolar dos alunos.

PÚBLICO-ALVO

Gestores das escolas públicas.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Curso Introdução à Educação Digital

O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado em 2010 ofertou para municípios da Bahia e de Pernambuco o curso Introdução à Educação Digital (40h) que tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Dentre os municípios ofertados está Sítio do Quinto que nos meses de julho a setembro de 2010 atendeu a primeira turma com 80 profissionais da educação, sendo que 37 cursistas no Povoado Tingui pelo formador João Batista e 43 na sede deste município pela formadora Mery Silva . E nos meses de outubro e novembro será atendida a segunda turma (inscrições abertas – procurar os formadores).
O curso é organizado em unidades de estudo e prática, as atividades de aprendizagem buscam integração entre atividades de aprendizado de conceitos sobre a tecnologia, de operação das ferramentas, de reflexão pedagógica e de significação pessoal. E as unidades e atividades do curso foram definidas em integração com as etapas de realização de um projeto de aprendizagem que é elaborado em grupo e apresentado no encontro final.
São oito Unidades de Estudo e Prática:
— Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola.
— Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.
— Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
— Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos.
— Unidade 5: Cooperação (ou interação?) na rede.
— Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
— Unidade 7: Apresentações de slides digitais na escola.
— Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica
E Para fins de avaliação visando à certificação serão considerados: a frequência de no mínimo sete encontros, o desempenho e a participação nas atividades. Nessa primeira turma todos foram aprovados e certificado no Encontro Final que ocorreu no dia 25 de setembro de 2010.

Encontro do curso

Enconto do curso

Encontro final

Entrega de certificados

Entrega de certificados

Inclusão do mel na merenda escolar em Sítio do Quinto




A merenda dos alunos das unidades da rede municipal de ensino poderá ficar mais doce e nutritiva com a inclusão do mel.
Com o intuito de qualificar a merenda escolar oferecida aos estudantes da rede municipal de ensino em Sítio do Quinto, foi proposto a inclusão do mel como um dos mais importantes alimentos a fazer parte do cardápio dos nossos estudantes, dada as propriedades nutricionais nele contidas.
Na composição do produto são encontrados proteínas e sais minerais, tais como: sais de ferro, cobre, manganês, silício, cloro, cálcio, sódio, fósforo, alumínio, magnésio, enxofre e iodo, entre tantos outros, além de vitaminas como o complexo B, E, K, A e C.
O mel também é considerado alimento de fácil digestão e diretamente assimilado pelo organismo humano, constituindo em fonte de energia altamente saudável. O produto é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o alimento mais completo que existe para crianças, adultos e idosos. Seus benefícios para o desenvolvimento das crianças são muitos: ele auxilia na digestão e no metabolismo; na calcificação óssea e no crescimento; na prevenção de anemias, na proteção do cérebro e do fígado, e no desenvolvimento da inteligência. Além de ser um alimento saudável e nutritivo, considere-se também, que a inclusão do mel na merenda escolar servirá de incentivo aos apicultores do Município.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

“Pirâmide Alimentar” foi tema do projeto Alimentação Saudável nas Escolas em Sítio do Quinto

(Hora do lanche)
Nos dias 14 e 15 de setembro os estudantes da 7ª série do Colégio Municipal Santo Antonio receberam a visita da nutricionista Jandivan Menezes, que abordou o tema “Alimentação Saudável”, dentro do Projeto Alimentação saudável nas Escolas. Através de palestras, foram destacados a ”Pirâmide Alimentar” e seus respectivos grupos, as carências alimentares, os alimentos industrializados, a obesidade na infância e na adolescência, desnutrição e anemia por deficiência de ferro. Foi ressaltada a importância da Pirâmide Alimentar, pois segundo os ensinamentos da mesma, dificilmente iremos desenvolver alguma patologia associada a sua falta ou ao excesso da ingestão alimentar. Além da explanação, as crianças puderam, através de atividade lúdica, montar e visualizar todos os grupos alimentares da pirâmide. “Destacamos também o limite da ingestão de alimentos industrializados, assim como aprender a saborear os alimentos e procurar substituir sempre pelos mais saudáveis”, acrescenta a nutricionista. Após a palestra foi servido um lanche saudável aos alunos. Cachorro quente com um recheio de verduras e proteína de soja, os temperos (coentro e cebolinha) foram colhidos na horta da escola. Ficou uma delícia.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A BELEZA DA HORTA ESCOLAR

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação. A implantação da horta nas escolas, além de contribuir diretamente para a merenda escolar, proporciona a aquisição de bons hábitos alimentares, estímulo ao consumo de hortaliças e frutas, bem como resgate de hábitos regionais e locais.

O Colégio Municipal Santo Antonio foi o primeiro do município a ser beneficiado com este projeto tendo o total apoio da Secretária de Educação Simone Dantas.

O projeto Horta Escolar visa também, proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
As hortaliças colhidas são servidas como parte da merenda escolar, reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes. A Escola apostou neste projeto por acreditar que a adoção de hábitos saudáveis irá favorecer o bom desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos.

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO E NUTRICIONISTA VISITA ESCOLAS




Na tarde do dia 16, a Secretária da Educação e a Nutricionista visitam escolas da zona rural, com o intuito de acompanhar de perto o trabalho realizado nas unidades escolares e a situação do preparo das merendas. Com a visita é possível ouvir os alunos e saber da satisfação com relação ao cardápio da merenda, e melhorar a qualidade do atendimento no que for preciso.

Nesta mesma tarde, visitaram também um agricultor da comunidade Queimada de Dentro, o qual possui uma plantação de bananas. O propósito da visita foi de incentivá-lo a participar dos editais de chamada pública da agricultura familiar para o fornecimento de produtos saudáveis para a alimentação escolar.

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


Escolas da rede municipal estão recebendo kits para a implantação de salas de recursos multifuncionais, um programa do Governo Federal que visa atender alunos portadores de necessidades especiais. A Secretária da Educação fez a entrega de notbooks, um dos instrumentos que compõe as salas. As escolas beneficiadas foram: Municipal do Tingui, Professor Roberto Santos, Teresinha Melo de Carvalho e Padre Palmeira.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

3ª Visita Ténica do PAR


Nos dias 25 e 26 de agosto, o Ténico Regional do PAR (Plano de Ações Articuladas), Mário Moura, realizou a sua 3ª visita técnica em Sítio do Quinto. Houve reuniões com o Comitê Local, com a participação da Secretária da Educação, diretores e coordenadores de escolas. Durante o encontro foi possível fazer uma análise das subações que já foram concluídas, em andamento ou não iniciadas. Assim como também propiciou a discussão a respeito das subações de responsabilidade do município.

O técnico, juntamente com o comitê local, visitou uma escola na sede e fez um levantamento sobre atuação na instituição dos programas considerados prioritários pelo MEC: PDE, Proinfo e Sala de Recursos Multifuncionais.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Agricultura Familiar x Merenda Escolar




A Secretaria da Educação de Sítio do Quinto, está conseguindo inserir aos poucos alguns produtos da agricultura familiar no cardápio da alimentação escolar. Com um grande esforço da Secretária da Educação (Simone), da nutricionista (Jandi) e da supervisora da merenda (Edenildes), que não mediram esforços para que se tornasse possível a aquisição dos produtos de agricultores. Uma série de reuniões foram feitas com a presença de pequenos, muito pequenos grupos de agricultores do município, foi solicitada a ajuda também do Departamento de Agricultura e da EBDA. O intuito das reuniões era de incentivar a produção de uma diversidade de produtos. A agricultura mais desenvolvida no município é o cultivo do milho e do feijão, mas sabemos que temos terras propícias para verduras, frutas, legumes, e outros...embora temos também dificuldades com água para irrigação, mas temos várias localidades que possuem poço artesiano, onde é favorável ao plantio e irrigação. Realizou-se a chamada pública, e os agricultores não compareceram, vários anúncios foram feitos em carro de som, sem muito sucesso. Mas obtivemos sucesso com as reuniões, e com as visitas nas propriedades dos agricultores.


Um agricultou prestou um depoimento interessante em uma das reuniões, o senhor Liberato, que disse que já plantou bastante maracujá há algum tempo e muitas vezes jogava fora por não encontrar a quem vender, e agora este mesmo agricultor estava com uma plantação de macaxeira em média de 200 kg, a Prefeitura já comprou toda a demanda que ele tinha disponível. Outro depoimento interessante também é o do senhor Jorge, criador de galinhas, segundo ele já ia desistir de criar, pois trazia ovos para vender na feira no domingo e tinha muitas dificuldades para encontrar clientes, no momento já está fornecendo ovos para a merenda escolar, ficou muito entusiasmado com as vendas.


De acordo com a Lei 11.947/2009, 30% dos recursos recebidos para a alimentação escolar, deverão ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, não sabemos se será possível atingir esse percentual, a dificuldade para conseguir produtos é enorme, até o momento já foi inserido no cardápio: feijão, farinha, macaxeira, ovos, tapioca e mel.


Entrega dos Módulos para os Alunos do Programa Universidade Para Todos


Os alunos do cursinho pré-vestibular do Programa Universidade Para Todos - UPT, receberam módulos e Camisetas do Programa. Essa é a segunda etapa do programa em Sítio do Quinto, a primeira aconteceu em 2009, e foi um sucesso. Vários jovens egressos do Universidade Para Todos foram classificados no vestibular realizado pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB para o curso de história. É uma excelente oportunidade para os jovens egressos do ensino médio que não tem condições de pagar para fazer um cursinho, além da vantagem de poder estudar no próprio município. Cada aluno recebeu um módulo e uma camiseta.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Início das aulas do Projovem Campo


Iniciaram na segunda semana de julho as aulas do Projovem Campo- Saberes da Terra. O município formou 03 turmas do programa, uma na comunidade Cascalheira e duas no povoado Tingui. O programa oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.Implementado em 2005, a ação que se denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), cuja a gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades, Adolescente, Trabalhador e Urbano.

Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

CURSO DE HORTA





Professores, alunos, agricultores e nutricionista, participam de curso de horta realizado nos dias 07 e 08 na Casa Municipal de Cultura, neste município. O curso partiu da iniciativa da professora Sônia Neves, que contou com a parceria da Secretária da Educação, Simone Dantas, para a realização do evento. O curso foi ministrado pela agrônoma Cátia, da EBDA de Ribeira do Pombal, com duração de 16 horas com aula teórica e prática. O pensamento inicial da professora Sônia foi de orientar alunos e professores na implantação e cultivo de pequenas hortas nas escolas e também nas residências dos alunos. Mas, a Secretária da Educação aproveitou a oportunidade para inserir também os agricultores da Base Familiar, e estendeu o convite para representantes de associações e de assentamentos, com o objeto de incentivar a agricultura familiar e o cultivo de hortaliças, frutas, verduras e legumes.
Sabendo-se da obrigatoriedade do cumprimento da Lei Federal 11.947/2009, que obriga os governos municipais, estaduais e federal, a aplicar no mínimo 30% dos recursos recebidos do Programa de Alimentação Escolar, na aquisição de produtos diretamente do agricultor familiar. A Secretária vem realizando reuniões com os agricultores do município com o intuito de incentivá-los a produzir alimentos saudáveis para oferecer na merenda escolar. No primeiro dia do curso pela manhã, a orientadora iniciou com a aula teórica, e no final da tarde os alunos foram conhecer o terreno, onde seria implantada a horta, localizado no Colégio Municipal Santo Antônio. Receberam orientações sobre os tipos de adubo e o preparo da terra. No dia seguinte, no primeiro momento realizaram o preparo do terreno, mediram os canteiros, plantaram as sementes e aprenderam a plantar mudas, no encerramento deu para perceber a satisfação dos participantes diante dos depoimentos de cada um no decorrer da avaliação final do encontro.

Apresentação do Plano de Carreira do Magistério (07/07/2010)




A Secretária da Educação convidou todos os professores da Rede Municipal de Ensino para assistirem a apresentação do Projeto de Lei que dispõe sobre a reformulação do Plano de Carreira do Magistério. A audiência Pública aconteceu no auditório do Colégio Municipal Santo Antônio, ontem à noite, com a presença do Diretório do Sindicato e uma grande parte dos professores do município. A Secretária da Educação, professora Simone, fez a apresentação de uma planilha estimativa do impacto financeiro para a geração das despesas oriúndas do novo plano. O estudo financeiro foi realizado pela Resende Contabilidade, empresa de assessoria contábil contratada pela Prefeitura Municipal. Diante do resultado do estudo, a Prefeitura apresentou os principais benefícios que o Plano garantirá aos professores: progressão funcional por nível e classe, vantagens, tais como gratificação estímulo às atividades de classe e gratificação estímulo ao aprimoramento profissional. A maioria da classe ficou satisfeita com a proposta, mas uma parte do grupo pediu mais 5% de regência de classe. A Secretária disse que iria fazer uma outra simulação de folhas de pagamento com um aumento de mais 5% e pedir para a assessoria contábil analisar e dá um parecer, os professores concordaram e foi agendado com o grupo uma outra reunião para dia 16, quando será apresentado o resultado do estudo.






segunda-feira, 5 de julho de 2010

REFORMULAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO


Na última quinta-feira (01/07), a Secretária da Educação reuniu-se com o diretório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, professores e coordenadores de escolas para discutirem a reformulção do Plano de Carreira do Magistério. O plano está em discussão desde o ano passado, e já se encontra na fase final. A empresa de Assesoria "Resende Contabilidade", está realizando o estudo do impacto financeiro, e Dr. Gileno da ADCON, está fazendo o acompanhamento Jurídico. O Projeto de Lei foi apresentado à Câmara de Vereadores em dezembro de 2009, mas não foi aprovado a pedido da categoria, pois perceberam que seria necessário algumas reformulações.

A Secretária da Educação convocou a categoria para uma outra reunião na próxima quarta (07/07) para a apresentação dos percentuais e vantagens financeiras.


segunda-feira, 28 de junho de 2010

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO PRESENCIAL DO PRADIME


Nos dias 21 e 22 a Secretária da Educação participou em Aracaju da aula presencial do curso do PRADIME - Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, parceria do Ministério da Educação com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), foi criado com o objetivo de fortalecer e apoiar os dirigentes da educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. O intuito do programa é contribuir para o avanço em relação às metas e aos compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O PRADIME desenvolve dois tipos principais de atividade: encontros presenciais e curso a distância. A primeira propicia a participação dos dirigentes municipais em encontros com representantes do MEC, do MEC/FNDE e da UNDIME, dentre outros, onde são discutidos diversos programas e temas relacionados à política educacional. Neles são realizadas palestras, oficinas e também apresentações de exemplos bem sucedidos de gestão da educação municipal.A segunda iniciativa, o curso a distância, é um espaço de aperfeiçoamento e formação dos dirigentes municipais de educação em nível de extensão. O curso aborda as diversas temáticas que estão sob sua responsabilidade, abrangendo o planejamento e a avaliação do sistema educacional, o financiamento e a gestão orçamentária, a infraestrutura física e a logística de suprimentos bem como a gestão de pessoas, considerando o ambiente de governança democrática. Neste espaço virtual de aprendizagem, além do curso propriamente dito, o aluno ainda encontrará um espaço propício para o intercâmbio de idéias e experiências, contando com o apoio e orientação de professores consultores.

A Universidade Federal da Bahia - UFBA está responsável pela oferta dos cursos na Bahia, Alagoas e Sergipe.



SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZOU TESTE DE ACEITABILIDADE DE PRODUTOS PARA COMPOR O CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR

No dia 10 de junho uma comissão composta por: nutricionista, secretária da educação, supervisora da merenda escolar, merendeira e presidente do Conselho de Alimentação Escolar avaliaram os produtos apresenatdos pelas empresas que participaram da Toma de Preço n° 003/2010 publicada pela Prefeitura Municipal. Sendo que uma das exigências do edital foi a apresentação dos produtos antes da abertura das propostas de preços, onde estes seriam avaliados.
O teste foi realizado com o objetivo de oferecer merenda escolar de qualidade aos alunos da Rede Pública Municipal, pois sabemos que ao se fazer uma tomada de preço para aquisição de alimentos corremos o risco das empresas apresentarem produtos de péssima qualidade para poder oferecer com o preço mais baixo. A preocupação da administração é de atender bem a clientela de alunos.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR É ELABORADO POR NUTRICIONISTA

Os cardápios oferecidos nas escolas são definidos levando em consideração o hábito alimentar dos alunos matriculados, a oferta de alimentos disponíveis na região, o valor nutricional, custo, as dificuldades no transporte, no armazenamento, no preparo, e são elaborados de modo a oferecer uma refeição, que supra, pelo menos, 20% das necessidades diárias dos alunos. O cardápio é programado em cima do per capita, assim pode-se definir quantitativos de alimentos que serão adquiridos.
No primeiro semestre do ano letivo de 2010, foi incluído no cardápio da merenda escolar vários tipos de novas preparações. Dentre essas preparações, podemos citar: moqueca de ovo, cuscuz de tapioca, feijão tropeiro, risoto de calabresa com charque, macarrão a bolonhesa de soja, cachorro quente ao molho de soja, pão de queijo, iogurte, entre outros. A maior preocupação dessas novas inclusões foi somente no que se refere às preparações com soja, pois é um tipo de alimento que já fez parte do cardápio em anos anteriores, havendo recusa por parte dos alunos. Sabendo disso, tivemos a preocupação em estar treinando as merendeiras para a preparação das mesmas, e assim, melhor aceitação por parte dos alunos.
Observou-se que algumas preparações não atingiram as perspectivas, como foi o caso do mingau de aveia, ensejando na maioria das vezes pela recusa dos alunos, o que será objeto de avaliação e possível substituição por outro tipo de alimento, a fim de evitar desperdício e conseqüentemente melhorar o interesse da comunidade estudantil. Os produtos DESAPROVADOS não participarão da próxima licitação de compra de alimentos a serem adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação. Esta medida foi adotada visando melhorar a qualidade dos alimentos servidos aos alunos das escolas do ensino fundamental e infantil do município.
Devo ressaltar que os produtos adquiridos para a alimentação escolar, prevêem a garantia de condições higiênico-sanitárias adequadas durante o transporte, estocagem, preparações e manuseio, até o seu consumo pelas crianças e adolescentes.

Jandivan Menezes Almeida
Nutricionista

terça-feira, 8 de junho de 2010

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGA BAÚS DE LEITURA


Na última sexta-feira (dia 04), a Secretaria da Educação entregou cinco baús de leitura para as Escolas do Município. O evento aconteceu na praça de eventos da cidade, o Prefeito Cleigivaldo e a Secretária da Educação Simone, estavam presentes realizando as entregas. Contamos também com a presença da vereadora Luciene e da nutricionista do município Jandivan.
Despertar educadores, crianças e comunidades para leitura lúdica, criativa e contextualizada é o grande desafio do projeto Baú de Leitura, uma das mais bem-sucedidas experiências do MOC e do Unicef dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com a SETRAS (Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social), prefeituras municipais e sociedade civil. O objetivo é contribuir para ampliar a qualidade da escola do campo, através do processo de formação de educadores para desenvolver, no espaço escolar - da Jornada Ampliada e/ou na Jornada Regular - atividades de leitura de forma prazerosa e crítica com as crianças, mediando a reflexão das crianças sobre sua realidade e de sua comunidade a partir das histórias lidas efetivando a relação texto e leitura de mundo. No projeto a leitura é um instrumento de construção da cidadania.O projeto consiste na circulação de um baú feito de sisal, símbolo da região, repleto de livros de histórias infanto-juvenis e materiais didáticos de apoio para o trabalho do educador. A leitura dos livros possibilita que professores e crianças desenvolvam a reflexão e o aprofundamento dos temas orientadores (identidade cultural e cultura local, relação com o meio ambiente e relações entre família, comunidade e sociedade). Monitores, professores, alunos e comunidade fortalecem, através da leitura, a própria identidade, conhecem melhor a história da região e do mundo em que vivem e se expressam posteriormente em textos, poesias, paródias, contações de histórias, apresentações teatrais sobre os resultados do processo de leitura e participam de outros espaços sociais na comunidade e municípios como conselhos, associações, sindicatos, exercitando assim a cidadania. Os baús são itinerantes passando um período numa determina localidade e depois sendo trocados por outro, com acervo diferente, assim as crianças passam a ter acesso a novas experiências literárias.
Uma equipe contendo doze profissionais da Educação participaram de uma formação em Feira de Santana durante dois dias, receberam orientações de como trabalhar com o Baú de Leitura. Esta equipe será multiplicadora, fará um treinamento com os demais professores do município da Educação Infantil e do Fundamental I.








ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM DRAMATIZAÇÕES DAS HISTÓRIAS ENCONTRADAS NOS BAÚS DE LEITURA


Com o intuito de mostrar a comunidade e aos alunos alguns livros do baú de leitura, as equipes das Escolas (Diretores e Vice, Coordenadores, Professores, Secretários, e pessoal de apoio), realizaram um desfile nas ruas da cidade e encerraram com belíssimas dramatizações das histórias na Praça de Eventos. Cada escola da sede e Polo Educacional da zona rural apresentaram a história de um livro. As apresentações foram perfeitas, todos bem caracterizados, as crianças gostaram muito, assistiram até o fim. A última apresentação foi realizada pela equipe da Secretaria da educação, coordenada pelo Diretor do departamento Pedagógico José Moisés.

PARABÉNS A TODA A EQUIPE DAS ESCOLAS E DA SECRETARIA. VOCÊS SÃO ÓTIMOS.


Por: Simone Dantas.


O VELHO, O MENINO E O BURRO
POLO EDUCACIONAL DO RASINHO




O MUNDINHO
POLO EDUCACIONAL DO TINGUI




CAVALO ENCANTADO
POLO EDUCACIONAL DA CASCALHEIRA





REVOLUÇÃO NO FORMIGUEIRO
POLO EDUCACIONAL DA LAGOA DO LIMOEIRO




MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
COLÉGIO MUNICIPAL SANTO ANTONIO





A RAINHA DO CANGAÇO
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO JOSÉ DO NASCIMENTO



ASA BRANCA

CRECHE MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO



POR QUE PROTEGER A NATUREZA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO