quinta-feira, 21 de outubro de 2010
DIA DO PROFESSOR
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
O dia da criança em Sítio do Quinto foi comemorado com festa e diversão
Primeiro encontro presencial do progestão em Sítio do Quinto
No dia 07 de outubro iniciou o curso do progestão com o primeiro encontro presencial, no qual estava presente a multiplicadora Ana da DIREC 10 de Paulo Afonso.
O QUE É O PROGESTÃO?
O Progestão é um programa de formação continuada, organizado na modalidade EAD, para atender em serviço, gestores das escolas públicas do país.
Este programa é uma promoção do CONSED e de um grupo de secretarias da educação, com o apoio e cooperação da UNED, Fundação Roberto Marinho e da Fundação Ford.
QUAL O OBJETIVO GERAL?
Formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um novo projeto de gestão democrática da escola pública, focada no sucesso escolar dos alunos.
PÚBLICO-ALVO
Gestores das escolas públicas.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Curso Introdução à Educação Digital
Dentre os municípios ofertados está Sítio do Quinto que nos meses de julho a setembro de 2010 atendeu a primeira turma com 80 profissionais da educação, sendo que 37 cursistas no Povoado Tingui pelo formador João Batista e 43 na sede deste município pela formadora Mery Silva . E nos meses de outubro e novembro será atendida a segunda turma (inscrições abertas – procurar os formadores).
O curso é organizado em unidades de estudo e prática, as atividades de aprendizagem buscam integração entre atividades de aprendizado de conceitos sobre a tecnologia, de operação das ferramentas, de reflexão pedagógica e de significação pessoal. E as unidades e atividades do curso foram definidas em integração com as etapas de realização de um projeto de aprendizagem que é elaborado em grupo e apresentado no encontro final.
São oito Unidades de Estudo e Prática:
Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola.
Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede.
Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como?
Unidade 4: Elaboração e Edição de Textos.
Unidade 5: Cooperação (ou interação?) na rede.
Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
Unidade 7: Apresentações de slides digitais na escola.
Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica
E Para fins de avaliação visando à certificação serão considerados: a frequência de no mínimo sete encontros, o desempenho e a participação nas atividades. Nessa primeira turma todos foram aprovados e certificado no Encontro Final que ocorreu no dia 25 de setembro de 2010.
Encontro do curso
Inclusão do mel na merenda escolar em Sítio do Quinto
A merenda dos alunos das unidades da rede municipal de ensino poderá ficar mais doce e nutritiva com a inclusão do mel.
Com o intuito de qualificar a merenda escolar oferecida aos estudantes da rede municipal de ensino em Sítio do Quinto, foi proposto a inclusão do mel como um dos mais importantes alimentos a fazer parte do cardápio dos nossos estudantes, dada as propriedades nutricionais nele contidas.
Na composição do produto são encontrados proteínas e sais minerais, tais como: sais de ferro, cobre, manganês, silício, cloro, cálcio, sódio, fósforo, alumínio, magnésio, enxofre e iodo, entre tantos outros, além de vitaminas como o complexo B, E, K, A e C.
O mel também é considerado alimento de fácil digestão e diretamente assimilado pelo organismo humano, constituindo em fonte de energia altamente saudável. O produto é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o alimento mais completo que existe para crianças, adultos e idosos. Seus benefícios para o desenvolvimento das crianças são muitos: ele auxilia na digestão e no metabolismo; na calcificação óssea e no crescimento; na prevenção de anemias, na proteção do cérebro e do fígado, e no desenvolvimento da inteligência. Além de ser um alimento saudável e nutritivo, considere-se também, que a inclusão do mel na merenda escolar servirá de incentivo aos apicultores do Município.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
“Pirâmide Alimentar” foi tema do projeto Alimentação Saudável nas Escolas em Sítio do Quinto
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
A BELEZA DA HORTA ESCOLAR
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha um papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação. A implantação da horta nas escolas, além de contribuir diretamente para a merenda escolar, proporciona a aquisição de bons hábitos alimentares, estímulo ao consumo de hortaliças e frutas, bem como resgate de hábitos regionais e locais.
O Colégio Municipal Santo Antonio foi o primeiro do município a ser beneficiado com este projeto tendo o total apoio da Secretária de Educação Simone Dantas.
O projeto Horta Escolar visa também, proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
As hortaliças colhidas são servidas como parte da merenda escolar, reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes. A Escola apostou neste projeto por acreditar que a adoção de hábitos saudáveis irá favorecer o bom desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos.
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO E NUTRICIONISTA VISITA ESCOLAS
Na tarde do dia 16, a Secretária da Educação e a Nutricionista visitam escolas da zona rural, com o intuito de acompanhar de perto o trabalho realizado nas unidades escolares e a situação do preparo das merendas. Com a visita é possível ouvir os alunos e saber da satisfação com relação ao cardápio da merenda, e melhorar a qualidade do atendimento no que for preciso.
Nesta mesma tarde, visitaram também um agricultor da comunidade Queimada de Dentro, o qual possui uma plantação de bananas. O propósito da visita foi de incentivá-lo a participar dos editais de chamada pública da agricultura familiar para o fornecimento de produtos saudáveis para a alimentação escolar.
SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Escolas da rede municipal estão recebendo kits para a implantação de salas de recursos multifuncionais, um programa do Governo Federal que visa atender alunos portadores de necessidades especiais. A Secretária da Educação fez a entrega de notbooks, um dos instrumentos que compõe as salas. As escolas beneficiadas foram: Municipal do Tingui, Professor Roberto Santos, Teresinha Melo de Carvalho e Padre Palmeira.
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
3ª Visita Ténica do PAR
O técnico, juntamente com o comitê local, visitou uma escola na sede e fez um levantamento sobre atuação na instituição dos programas considerados prioritários pelo MEC: PDE, Proinfo e Sala de Recursos Multifuncionais.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Agricultura Familiar x Merenda Escolar
Entrega dos Módulos para os Alunos do Programa Universidade Para Todos
terça-feira, 27 de julho de 2010
Início das aulas do Projovem Campo
quinta-feira, 8 de julho de 2010
CURSO DE HORTA
Apresentação do Plano de Carreira do Magistério (07/07/2010)
segunda-feira, 5 de julho de 2010
REFORMULAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO
segunda-feira, 28 de junho de 2010
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO PRESENCIAL DO PRADIME
segunda-feira, 14 de junho de 2010
CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR É ELABORADO POR NUTRICIONISTA
Observou-se que algumas preparações não atingiram as perspectivas, como foi o caso do mingau de aveia, ensejando na maioria das vezes pela recusa dos alunos, o que será objeto de avaliação e possível substituição por outro tipo de alimento, a fim de evitar desperdício e conseqüentemente melhorar o interesse da comunidade estudantil. Os produtos DESAPROVADOS não participarão da próxima licitação de compra de alimentos a serem adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação. Esta medida foi adotada visando melhorar a qualidade dos alimentos servidos aos alunos das escolas do ensino fundamental e infantil do município.
Devo ressaltar que os produtos adquiridos para a alimentação escolar, prevêem a garantia de condições higiênico-sanitárias adequadas durante o transporte, estocagem, preparações e manuseio, até o seu consumo pelas crianças e adolescentes.
Jandivan Menezes Almeida
Nutricionista
terça-feira, 8 de junho de 2010
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ENTREGA BAÚS DE LEITURA
Na última sexta-feira (dia 04), a Secretaria da Educação entregou cinco baús de leitura para as Escolas do Município. O evento aconteceu na praça de eventos da cidade, o Prefeito Cleigivaldo e a Secretária da Educação Simone, estavam presentes realizando as entregas. Contamos também com a presença da vereadora Luciene e da nutricionista do município Jandivan.
Despertar educadores, crianças e comunidades para leitura lúdica, criativa e contextualizada é o grande desafio do projeto Baú de Leitura, uma das mais bem-sucedidas experiências do MOC e do Unicef dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, em parceria com a SETRAS (Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social), prefeituras municipais e sociedade civil. O objetivo é contribuir para ampliar a qualidade da escola do campo, através do processo de formação de educadores para desenvolver, no espaço escolar - da Jornada Ampliada e/ou na Jornada Regular - atividades de leitura de forma prazerosa e crítica com as crianças, mediando a reflexão das crianças sobre sua realidade e de sua comunidade a partir das histórias lidas efetivando a relação texto e leitura de mundo. No projeto a leitura é um instrumento de construção da cidadania.O projeto consiste na circulação de um baú feito de sisal, símbolo da região, repleto de livros de histórias infanto-juvenis e materiais didáticos de apoio para o trabalho do educador. A leitura dos livros possibilita que professores e crianças desenvolvam a reflexão e o aprofundamento dos temas orientadores (identidade cultural e cultura local, relação com o meio ambiente e relações entre família, comunidade e sociedade). Monitores, professores, alunos e comunidade fortalecem, através da leitura, a própria identidade, conhecem melhor a história da região e do mundo em que vivem e se expressam posteriormente em textos, poesias, paródias, contações de histórias, apresentações teatrais sobre os resultados do processo de leitura e participam de outros espaços sociais na comunidade e municípios como conselhos, associações, sindicatos, exercitando assim a cidadania. Os baús são itinerantes passando um período numa determina localidade e depois sendo trocados por outro, com acervo diferente, assim as crianças passam a ter acesso a novas experiências literárias.
Uma equipe contendo doze profissionais da Educação participaram de uma formação em Feira de Santana durante dois dias, receberam orientações de como trabalhar com o Baú de Leitura. Esta equipe será multiplicadora, fará um treinamento com os demais professores do município da Educação Infantil e do Fundamental I.
ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM DRAMATIZAÇÕES DAS HISTÓRIAS ENCONTRADAS NOS BAÚS DE LEITURA
Com o intuito de mostrar a comunidade e aos alunos alguns livros do baú de leitura, as equipes das Escolas (Diretores e Vice, Coordenadores, Professores, Secretários, e pessoal de apoio), realizaram um desfile nas ruas da cidade e encerraram com belíssimas dramatizações das histórias na Praça de Eventos. Cada escola da sede e Polo Educacional da zona rural apresentaram a história de um livro. As apresentações foram perfeitas, todos bem caracterizados, as crianças gostaram muito, assistiram até o fim. A última apresentação foi realizada pela equipe da Secretaria da educação, coordenada pelo Diretor do departamento Pedagógico José Moisés.
PARABÉNS A TODA A EQUIPE DAS ESCOLAS E DA SECRETARIA. VOCÊS SÃO ÓTIMOS.
Por: Simone Dantas.
O VELHO, O MENINO E O BURRO
POLO EDUCACIONAL DO RASINHO
O MUNDINHO
POLO EDUCACIONAL DO TINGUI
POLO EDUCACIONAL DA CASCALHEIRA
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
COLÉGIO MUNICIPAL SANTO ANTONIO
ASA BRANCA
CRECHE MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO
POR QUE PROTEGER A NATUREZA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO